Na noite desse sábado (17), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarhelevou o nível de atenção em Alagoas e declarou estado de alerta diante da persistência de chuvas com potencial para causar transtornos em diversas regiões do estado.
Os modelos meteorológicos analisados previam a continuidade das chuvas ao longo da noite – o que de fato aconteceu – e durante o domingo, 18, com maior intensidade prevista para a Zona da Mata (principalmente na metade Norte), o litoral e a Região Metropolitana de Maceió. As condições também indicavam rajadas de vento de intensidade moderada.
Nas demais regiões do estado, como o Agreste e o Sertão, a previsão também era de chuvas, mas com intensidade entre fraca e moderada, e menor risco associado.
O cenário tornava mais elevado o risco de alagamentos, sobretudo em áreas urbanas com deficiência de drenagem, além de possibilidade de deslizamentos de terra em encostas e elevação rápida de pequenos riachos e córregos.
Até o momento da publicação do alerta, não havia risco de cheia nos principais rios e lagoas do estado.
Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e/ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Chuvas
As chuvas estão sendo provocadas pela atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, que estão sobre o Oceano Atlântico na costa Leste do Nordeste. Essas formações meteorológicas favorecem o aumento de nebulosidade e acumulados expressivos de chuva.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais informa que seguirá em monitoramento constante e a Semarh poderá emitir novas atualizações a qualquer momento, conforme a evolução das condições meteorológicas.
A população pode acompanhar diariamente a previsão do tempo e os níveis dos rios diretamente no site da Semarh: www.semarh.al.gov.br.
Da Redação, com Semarh/AL