...

...

Projeto “Lembre de Mim” busca resgatar a história do poçence JOSÉ HELENO DA SILVA enterrado como indigente em Mato Grosso.

Publicada em: 17/06/2025 18:04 - ÚLTIMAS NOTÍCIAS MUNICÍPIOS

O contato foi feito com o Radialista Silvanio Rocha através da TRINCHEIRAS WEB RÁDIO

 

O projeto “Lembre de Mim”, da Polícia Técnica Científica do Mato Grosso (POLITEC–MT), está em busca de parentes de um homem natural de Poço das Trincheiras (AL).

O falecido foi sepultado como indigente no interior do estado, após passar pelas rotinas de necropsia sem identificação familiar.

A iniciativa foi confirmada pela POLITEC–MT, que utiliza técnicas de antropologia forense, impressão digital, odontologia e coleta de amostra de DNA para tentar identificar o falecido e comunicar a familiares a fim de transferir com dignidade seus restos mortais.

De acordo com a equipe técnica, o homem foi inicialmente classificado como indigente por não portar documentos pessoais no momento de seu atropelamento, no ano de 2014, e infelizmente, acabou sendo enterrada nessa condição.

Desde então, nenhum familiar apareceu para fazer o reconhecimento ou reclamar o corpo.

Durante os procedimentos periciais — inclusive coleta de digitais — foi possível descobrir a possível origem em Poço das Trincheiras, e sua suposta identificação.  Ele seria JOSÉ HELENO DA SILVA,nasceu no dia 05/04/1961, em Poço das Trincheiras (AL). É filho de José Ivo e Maria Umbelina da Conceição. Foi vítima de atropelamento em Várzea Grande (MT), no dia 26/06/2014.  o que motivou o lançamento de um apelo público para localizar os seus familiares.

As autoridades responsáveis pelo projeto convidam qualquer pessoa que tenha parentesco com ele — em especial moradores ou antigos residentes de Poço das Trincheiras — a entrar em contato. Para comprovar o parentesco os familiares podem fornecer documentos que comprovem ligação sanguínea ou memórias capazes de auxiliar no processo de identificação, para que sejam também concluídos os trâmites legais de liberação dos restos mortais para um sepultamento digno.

 projeto “Lembre de Mim”, É reconhecido como ferramenta de busca de identidades de pessoas sem documentos – em sua maioria em situação de vulnerabilidade ou sem família conhecida – tem sido referência em casos similares no estado do Mato Grosso.

Esta ação reforça o compromisso de devolver histórias perdidas, dar nome aos enterros anônimos e cumprir a dignidade humana, devolvendo ao falecido um lugar na memória de sua família e comunidade.

Se você reconhece algum familiar, sabe sobre o desaparecimento dele desde 2014, ou tiver qualquer informação que possa ajudar no contato com parentes, informe.

 Sua ajuda pode ser essencial para dar dignidade, a história dessa pessoa esquecida.

Mais informações: 82 9 8209-9926

 Da Redação

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...